segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Resumo da minha trajetória profissional

Sou nascido em Brasília-DF, somente por acidente de percurso, pois na verdade minha família é toda originária do Maranhão. Cresci naquele estado e aos 19 anos, no ano de 1994, fiz o NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) na arma de infantaria, no 24 Batalhão de Caçadores em São Luís/MA.
Em 1996 fui designado para ser tenente de infantaria no 23 BC, em Fortaleza-CE, onde permaneci na tropa até o ano de 1998.
Em 1998 começou a minha história no estado de Rondônia. Fui aprovado no concurso público para oficial da PMRO, concluindo o Curso Especial de Formação de Oficiais PM em 1999, com consequente declaração a Aspirante-a-Oficial PM. Fui designado para servir no 2 Batalhão PM em Ji-Paraná/RO, onde exerci as funções inerentes ao cargo de tenente PM por sete anos e meio.
Em 2003, após ter concluído meu curso de Direito, fui aprovado no concurso de delegado de polícia, da PCRO, e, embora tenha cursado o curso de formação profissional na academia de polícia, e feito estágio na 2 DP em Ji-Paraná, não tomei posse no cargo por já ter sido aprovado no concurso de delegado da Polícia Federal, ainda em 2004.
Tomei posse como Delegado de Polícia Federal em 02 de janeiro de 2006, retornando para o estado de Rondônia, mais precisamente para a delegacia de Ji-Paraná, apesar de ter passado em outro concurso para o mesmo cargo e poder fazer outro curso de formação, o que me possibilitaria ir para qualquer outro lugar do país. Entretanto, resolvi voltar para Jipa, e, em vez de ir para o quartel, fui pra delegacia.
Logo assumi a chefia da delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná, onde pudemos realizar grandes ações e operações policiais de destaque no âmbito do estado e até do país. Ressalte-se que isso só foi possível devido ao alto nível de profissionalismo e dedicação dos policiais daquela delegacia, assim como das outras instituições policiais, que nunca se furtaram a prestar apoio quanto solicitadas.
Em julho de 2009 deixamos o estado de Rondônia para trabalhar na Delegacia de Polícia Federal em Campina Grande-PB, onde estamos atualmente. Por enquanto...
A par da minha função policial, fui e sou professor universitário, e de cursos preparatórios para concursos, de algumas disciplinas do Direito, sendo a docência minha grande paixão, a qual nunca abandono.
Mais detalhes podem ser acessados no meu currículo na plataforma lattes.
Esperemos para mais um capítulo da minha história, o mais importante, espero...

3 comentários:

  1. Olá Bessa, tudo bem? Lembro-me quando eu estava de serviço no Comando do Policiamento de rua e fui acionado para te buscar na 17ª Bda. Te busquei na D20, CP-43. Risos. Fico muito feliz quando vejo colegas subindo degraus importantes na sociedade. Que Deus te abençoe e dê sabedoria para vencer obstáculos que prejudicam a segurança pública deste Estado tão promissor. Que vc logre êxito e possa contribuir para o aprimoramento da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil. Meus parabéns pelo reconhecimento do nosso futuro Governador. Abraço, Marcos Rocha - TC PM

    ResponderExcluir
  2. Secretário Bessa,
    Parabéns amigo por mais este desafio. Com certeza será uma missão árdua, mas você é capaz, tenho certeza que este desafio servirá para enaltecer a Segurança Pública do Estado que adotamos como nosso.
    Um grande abraço e que Deus possa estar com você e com a sua família.

    CAP PM LOPES (Carlão)
    Núcleo de Aviação da SESDEC

    ResponderExcluir