quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O começo

Estou em Fortaleza, com minha esposa, filhas, e a família dela. Vamos passar o natal juntos, porque dia 26 estarei a caminho de Porto Velho. Estou aproveitando meus últimos dias de sossego, já que creio que não tirarei férias nos próximos 4 anos, pelo menos.
Não vejo a hora de começar a trabalhar em prol da segurança pública de Rondônia. Para isso vou precisar da ajuda de TODOS. E este blog não tem finalidade outra que não essa: ouvir aqueles que desejam contribuir e dar satisfação das nossas decisões. O serviço é PÚBLICO, há que se ter transparência.
Pra adiantar alguma coisa posso dizer algo sobre o meu perfil e as pretensões à frente da SESDEC.
Não sou homem de ficar enfurnado em gabinete, portanto, aviso de antemão que visitas inesperadas ocorrerão frequentemente em órgãos subordinados à Secretaria. Não preciso de cerimômia para ir a qualquer quartel ou delegacia, garagens e depósitos de materiais de logística, assim como a locais de policiamento. Quero falar com o homem da ponta, o policial, o bombeiro. Quero ouvir idéias para mudança radical das instituições de segurança.
Inicialmente vamos estruturar nossa equipe de trabalho. Vou sondar nomes na PM, PC e BM, de pessoas adequadas para as funções-chave da SESDEC. Algumas pessoas podem ser solicitadas de órgãos federais. Gostaria de ter um analista da CGU (Controladoria-Geral da União) para cuidar dos assuntos relativos a convênios, licitações. Vou tratar diretamente com o governador sobre o assunto. Atributos essenciais: HONESTIDADE, PROBIDADE, LEALDADE, RESPONSABILIDADE, EFICIÊNCIA. O camarada lento comigo não tem vez. Tem que ter desenvoltura e rapidez para solucionar problemas e me dar retorno. Não estou cobrando nada daquilo que não seja exigível de mim mesmo, pelo meu chefe (governador), subordinados, e pelos destinatários do serviço de segurança pública.
Montada a equipe com as pessoas de confiança, vamos analisar o diagnóstico das instituições de segurança e o estado atual da segurança pública (índices estatísticos), a fim de definirmos as metas a serem alcançadas, conforme diretrizes do governador do estado.
Tenho certeza que projetos não faltam. Basta ouvir os integrantes dos órgãos policiais. Alguns já começaram a mandar e-mail com idéias. É isso mesmo. Vamos analisar TODOS. Os que forem condizentes com a política de segurança pública vamos correr atrás do recurso para implementar. Descartar os impróprios, propor aperfeiçoamentos dos que se mostrarem inadequados, e assim por diante. Assim que tomar posse quero conversar pessoalmente com os Comandantes-Gerais (PM e BM) e Diretor-Geral da PC, para ouví-los. Tenho certeza que já estarão com muitas propostas. Quero propostas ousadas, revolucionárias, o recurso para implementar é guerra minha e do governador.
Antecipo aos meus diletos amigos dirigentes dos órgãos subordinados à SESDEC: não tenham receio de falar comigo quando for preciso, me manter informado, me cobrar soluções. Vocês terão meu telefone pessoal para me ligarem a qualquer dia e a qualquer hora. Sou policial, não me incomodo de ser acordado de madrugada. Meu telefone é ligado 24h. Serei leal a vocês e exijo o inverso.
No mais é trabalho, constante e árduo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário